Com todo o respeito pela vida e pela obra do grande poeta Ferreira Goulart, escrevo este artigo com o objetivo de responder-lhe uma inquietude, onde em uma entrevista na CONEXÃO ROBERTO DÁVILA, ele a deixou bem claro, quando afirma que DEUS foi uma invenção humana. Declarou na entrevista, não ser contra as religiões e que elas exercem um papel relevante dentro da sociedade. Mas em seu olhar tão doce, percebi um pouco de amargura, pela insegurança ante à reposta da falta de sentido ao mundo e à vida.
Ferreira Goulart é acima de tudo um gênio. Em nosso país, onde vemos cada vez mais o vazio da criatividade em quaisquer áreas, no seio de nossa sociedade, nos encurvamos diante deste valor sobre humano, na arte do pensamento da poesia e da filosofia.
Nós podemos fazer cafezais, plantando pés de café. Estar na lista dos maiores produtores mundiais de petróleo, explorando nossas costas marítimas. Ser um dos primeiros no mundo, na elaboração da pedra mármore. Porém, seres humanos, não se elaboram assim. Portanto, é com imenso orgulho e respeito que escrevo, assim como respondo ao nosso poeta maior Ferreira Goulart. A pintura não é somente misturar cores. A pintura tem que te levar para a emoção. Ela precisa convidá-lo a entrar com o espanto para dentro da tela. A música necessita de mexer com o seu estado emocional. Ela tem urgência que interfira no seu estado anímico, para um mundo lúdico e fenomênico. Toda arte funciona desta forma. A resposta ao insondável, nunca será satisfeita, porém, é mister que a procuremos por trás das telas dos pintores geniais, entre cada palavra da poesia perpétua, assim como no reino invertido da arte. Pois, você poeta, entenderá nas linhas mais abaixo, que faz parte deste jogo.
Engraçado, quando Ferreira Goulart depõe sua ideia sobre capitalismo e socialismo. Ele sabe perfeitamente que o capitalismo chegou a um nível desastroso de desrespeito humano a partir da revolução industrial. Também sabe que o socialismo foi uma resposta para reorganizar este movimento.
O capitalismo é a própria natureza. Ela é selvagem, porém inventiva, criativa, multi relacional, amoral e caótica, porém produtiva incessantemente. O socialismo já é uma invenção humana, ou melhor, uma intervenção da consciência para corrigir a selvageria do capitalismo. Agora imaginem um país dominado por uma dúzia de socialistas, enquanto outro país é controlado por milhões de capitalistas. Portanto, depois que criaram as leis trabalhistas e as leis reguladoras do capital, o capitalismo ficou mais social. Pois bem, o capitalismo, se deixar, ele chega ao extremo, pois é a própria natureza. Ele precisa é deste termostato de leis sociais para controlá-lo.
Agora sim, é que vou responder, repito, com toda a reverência, à dúvida de Ferreira Goulart, quanto à existência de DEUS.
Quando o poeta diz que a vida não tem sentido, ou DEUS foi inventado pelo homem para dar significado a ela e que ELE foi criado para surpreender o acaso (por exemplo, confiando em DEUS eu me esquivo de balas perdidas), o grande literato necessita de uma ajudazinha aí.
Na mesma entrevista, ele fala que não compreende o universo. Vivemos como um insignificante microgrão, dentro de uma galáxia com outros trilhões de planetas, astros, estrelas, etc... Além do mais existe bilhões de galáxias assim, com ene(ões) de corpos celestes. Não dá para entender, a ciência não explica nada até agora. Também relata que o BIG BANG é uma teoria vazia. O poeta captou a mesma ideia que tenho, ou talvez nós poetas somos filhos da mesma luz.
Pois é, meu amado poeta Ferreira Goulart. Pense ao contrário. Tudo é divino e maravilhoso, já dizia Milton Nascimento, antes de nós. Você é divino e maravilhoso. Esta inspiração que o faz escrever poemas fantásticos vem da luz divina, para que nós humanos possamos ver, o que os nossos olhos objetivos não alcançam.
O universo é infinito porque é divino. O universo não é humano. O humano também tem uma fagulha da divindade em si. Não é através de nossa imensa mente racional que vamos compreender tudo isto. É somente pelas frestas desta atômica chispa divina que há em nosso ser, que poderemos entender todo o manancial cósmico, por uma integração com ele.
Antes do Big Bang? Com perguntas como antes, depois, qual foi a primeira coisa criada, não chegaremos a lugar algum. Este é um procedimento racional. O proceder da resposta vem da permanência da dúvida e do campo da intuição. O Big Bang está acontecendo em milhares de lugares do universo, agora, em maior ou menor proporção, inclusive no nosso próprio corpo, com átomos, células, sistemas, etc.
Mas meu caro poeta, não se preocupe demais. Você tem a alma pura e o coração de um menino. Você está equipado para entrar no reino dos céus.
Ele começa a entrevista dizendo sobre a solidão. Não é possível estar sozinho não é meu poeta? Se você escreve, tem o papel que foi feito por alguém, tem a caneta, ou o computador, o teclado, a tecnologia. Está tudo isto junto comigo. Estou aqui escrevendo este blog, por exemplo. Estou só? Talvez a vizinha debaixo diga que sim. Mas quem fez todo este aparato tecnológico? Quem colocou os janelões do meu escritório? Quem deixou este aspecto de limpeza nele? Quem podou as árvores do meu jardim? Se continuo a perguntar, deixo de ser um solitário e passo a ser um solidário.
O poeta também se refere à questão de insistirmos em ter razão. Ora, de que adianta você ficar com toda a razão deste mundo e ficar sozinho? Você tem razão, repito, mas está completamente só. Não é preferível ter menos razão e estar junto com todos? Pois é justamente isto que os homens têm que aprender para acabar com as brigas, as polêmicas intermináveis, as inimizades, as separações, inclusive as guerras. O judeu tem razão, o palestino também tem suas razões. Se ambos procurassem ter menos razão viveriam melhor, com menos prejuízos de vidas, de alegria, de sentido de viver.
O poeta fala também sobre a arte. Pois é, o que me faz aceitar que uma obra é artística realmente? Ora, quando ouço Beethoven eu sei que é bom. Quando vejo Cézane, também sei que é pintura de qualidade, etc. Quando leio Drummond ou Ferreira Goulart, sinto que são poetas de excelente qualidade.
A poesia organiza verbalmente a lógica e a ultrapassa como norma de linguagem. Assim também toda a arte se comporta. Se digo, "vou comprar pão, isto não é poesia".
Ferreira Goulart, você está com sua eterna poesia, mais perto do céu, que muitos outros carregadores de livros sagrados debaixo do braço, ou que vivem a bradar o nome de DEUS a todo momento, mentindo, explorando o próximo, enganando em nome de DEUS à Humanidade.
Você já abriu sua mente, sua inteligência, sua inspiração, agora necessita abrir sua alma.
A forma mais exata de batermos na porta do céu é abrirmos a porta de nosso coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário